sábado, 13 de junho de 2009

Comentário de fim de epoca do Sr.Treinador e agradecimentos...

Visto ter terminado mais uma época desportiva, queria aproveitar esta oportunidade para fazer algumas considerações que eu julgo importantes. Analisando a época desportiva no seu todo, leva-me a considerá-la extremamente positiva, fizemos 40 pontos, fruto de 12 vitórias e 4 empates, permitindo-nos ficar no 4º lugar da tabela classificativa. Outro factor que é importante referir, é o facto de sermos o segundo melhor ataque da série, marcando 83 golos, sendo apenas superados pela equipa do Vitória de Guimarães, a qual conquistou o 1º lugar da série. Esquecendo um pouco os resultados, e porque estamos em formação, mas o que fica evidente, é que fomos uma equipa muito positiva, equilibrada, e estou extremamente satisfeito com o trabalho produzido pelos miúdos, que mesmo tendo uma idade compreendida entre os 10/11 anos, apresentaram uma maturação técnico/táctica bem acima da média. Preocupamo-nos sempre em jogar um futebol positivo, mas sempre com grande equilíbrio, o que ficou bem vincado, não houve nenhum jogo, em que o resultado foi negativo que o adversário fosse claramente superior a nós. O que demonstrou a nossa capacidade de controlo ofensivo e defensivo do jogo, da percepção do jogo em si, dos timings correctos para as devidas movimentações em campo. Temos um padrão de jogo bem delineado, mas sempre que foi necessário alterar, ou em função do resultado ou em função do adversário a equipa fê-lo sem perder eficácia, tendo sempre em mente os nossos princípios de jogo. E isto só se consegue com trabalho, aplicação, atenção, esforço, e aí os miúdos foram enexcedíveis na aprendizagem, para alguns deles, a primeira época desportiva. Tivemos o cuidado, e eu enquanto responsável pela equipa técnica, pela programação e realização dos respectivos treinos, como se sabe estamos a lidar com crianças, e como devem calcular as cargas físicas terão de ser controladas, em função do desenvolvimento físico e morfológico nestas idades, dando sempre mais atenção e ênfase ao treino técnico e táctico, conciliando o aspecto físico inserido nestes dois momentos, evitando também um saturamento, que em certos casos poderia vir a existir. Tivemos um cuidado especial na gestão do grupo, uma tarefa difícil. Como se sabe em desportos colectivos, teem de se tomar decisões, proceder a escolhas, e é sempre uma tarefa complicada, gerir o estado anímico dos atletas, mas penso que mesmo aí, foi conseguida essa tarefa, independentemente do tempo de jogo, que variou em função também das qualidades do atleta, da sua própria evolução e claro, que em prol da equipa.

Queria agradecer o apoio e a confiança que a direcção do clube me deu, nomeadamente o Presidente Casimiro Magalhães Costa, o grande impulsionador da formação de escolinhas no clube, apostando desta forma na formação de jovens jogadores, podendo desta forma, criar as bases necessárias para num futuro próximo a equipa sénior do clube seja constituída maioritariamente por atletas do concelho. Foi gratificante sentir o apoio de toda a direcção, e aqui também quero deixar uma palavra a todos os directores que nos acompanharam e nos apoiaram, com o decorrer da época, porque é uma responsabilidade muito grande trabalhar nestes escalões, onde todo o cuidado é pouco, na preparação de um futuro condigno para a qualidade demonstrada pelos atletas.
No que diz respeito ao trabalho em si, tenho uma palavra de gratidão muito grande para com o meu companheiro Mário Hélder, grande espírito, e acima de tudo uma grande referência para todos os miúdos, dotado de um grande senso, de um enorme poder de comunicação, pelo que sem dúvida uma grande ajuda, uma apoio importante, foi um prazer trabalhar com um colega assim. Queria também deixar uma palavra ao Berto, que apoiou sempre, disponibilizou-se para o que fosse necessário, e demonstrou conhecimentos, como ficou claramente provado no trabalho desenvolvido no escalão de pré-escolas, onde realizou um excelente trabalho. Não esqueço também o apoio do Professor Herculano, também com a responsabilidade de coordenar o futebol no escalão de Escolas e Infantis, e ligado directamente aos Infantis, mas sempre que necessário, mostrou-se aberto e disponível para ajudar.

Aproveito ainda para agradecer a toda a gente que nos acompanhou e apoiou, desde pais, sócios, adeptos, sem qualquer dúvida vivemos excelentes momentos de empatia. Foram um grande suporte para esta época positiva. São um factor motivacional, muito grande. Espero e desejo que continuem a apoiarem estes miúdos, nos momentos bons e menos bons, e nunca se esqueçam que os resultados, não é o factor mais importante nestas idades, mas sim uma boa postura, um bom desenvolvimento e acima de tudo uma boa aprendizagem. Apoiem-nos, dêem bons exemplos e evitem comentários depreciativos para com os atletas, porque hoje podem não ser bons, mas amanhã serem excelentes e vice-versa. E os meus sinceros parabéns ao Vincent, pelo excelente trabalho realizado neste blogue, pela oportunidade que proporcionou a toda a gente, para se manter actualizada sobre o andamento das escolinhas.

E claro não poderia terminar sem deixar umas palavras, que muito sinceramente me saem do fundo do coração direccionadas a todos os miúdos com quem tive o prazer de trabalhar. Eles foram os obreiros desta grande temporada, pela sua aplicação, pelo seu entusiasmo e acima de tudo pelo grande respeito que existiu entre todos. Foi uma experiencia muito enriquecedora, ajudando-me também a evoluir enquanto treinador, o meu obrigado a todos eles.

Agora espero e desejo a todos umas óptimas férias e encarem a próxima época com grande confiança, dinamismo, embuídos no mesmo espírito e com certeza que no final mais uma vez sentirse-ão muito felizes com o vosso desempenho, e sem dúvida que o mereçem!!!"

Carlos Magalhães